sábado, 21 de agosto de 2010

Vegetais e Animais...

Após duas semanas sem novidades aqui estou novamente trazendo algum material que já tinha fotografado a tempos e outros mais recentes. Trago desta vez uma postagem mista, onde temos tanto componentes de fauna, quanto de flora já que tinha muito material a ser postado.

Espero agradar a todos com as novas fotos e comentários neste novo estilo de postagem “mista”

Pois bem amigos e amigas, nesta primeira imagem feita nas matas sudoeste de nossa cidade, trago uma flor de trepadeira (desconheço o nome), sendo polinizada por uma abelha popularmente conhecida como Italiana, porém etnologicamente falando esta espécie (Apis mellifera), que temos colonizando nossas terras é na verdade uma espécie exótica, originada do cruzamento de abelhas européias e africanas trazidas pelos colonizadores, de forma genérica chamamos a nossa híbrida de Africanizada. Esta abelha embora seja muito produtiva e desempenhe um papel muito importante como polinizadora é na verdade uma inimiga ferrenha das nossas espécies nativas meliponídeas e trigonídeas (abelhas sem ferrão).

Ecologia a parte é sempre uma linda cena ver como a natureza se adapta as conformidades de cada ser! (Polinização momento mágico “Meu xodó”)


Na sequência temos umas bela flor de uma trepadeira que desconheço seu nome, mas é muito bom saber que nosso sertão guarda tão belas cenas nos pequenos detalhes!


Grande! Esta imagem causa repulsa em muita gente, pois temos um vegetal que sabe se defender! Isso mesmo a urtiga (Urtica urens L.) possui toxina de efeito cáustico que causa grande irritação ao ser injetada na pele. Por meio de tricomas (pêlos) existentes nas folhas essa toxina é injetada na pele de qualquer ser que a toque inadvertidamente.


Durante a excussão da postagem anterior além dos animais que postei tivemos o prazer de presenciar a florada do angico de espinho (Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan.) que é um espetáculo a parte:


Na tarde deste domingo 15/08/10, eu acompanhado do amigo Adriano (professor de química) fomos até o sítio da minha família (Sítio Boa Vista), onde tive a oportunidade de fazer estas fotos:

Nesta temos várias garças brancas (Ardea Alba) que são aves bem adaptadas a meios alagados, são pernaltas e tem bico longo, o que lhes possibilita adentrar zonas alagadas sem molhar a plumagem. Temos também marrecos (Dendrocygna viduata) que assim como ocorre com outros animais de nossa fauna estão sendo muito ameaçadas pela caça predatória.


Esta ave conhecida como lavandeira (Fluvicola nengeta) é extremamente rápida, se alimenta normalmente de pequenos insetos os quais captura muitas vezes em pleno vôo. Graças a uma lenda popular este animal não é alvo comum dos humanos, pois reza a lenda que este é um animal sagrado e matá-lo é um grande pecado, dessa vez tenho que reconhecer que a crendice popular serviu pra algo kkkkk!


Aqui temos o pequeno e veloz bem-te-vi (Pitangus sulphuratos) em sua posição tradicional de caça, este animal se posiciona sobre os galhos mais altos das árvores e daí alça vôos rasantes quase sempre certeiros, onde captura todo tipo de inseto voador. Esta característica de vôo lhe confere também alta capacidade de defesa, sendo assim este animal afugenta predadores bem maiores como gaviões e pequenos falcões de forma agressiva com ataques certeiros e fuga rápida!


O anu preto (Crotophaga ani) é uma bela ave que se alimenta prioritariamente de insetos e vive em bandos bem definidos onde formam casais fixos, normalmente as fêmeas põem seus ovos todas no mesmo ninho chegando a grandes quantidades em cada ninho, uma curiosidade interessante é que seus ovos chegam a pesar 14% do peso do próprio animal. Costumam viver em áreas abertas normalmente em campos, por muitas vezes capturam carrapatos e outros parasitas dos rebanhos bovinos.


Mais uma vez grato pela atenção de todos! Abraço e até a próxima!

5 comentários:

  1. Esse bicho quer entrar na mídia mesmo... até fotografo quer ser!! Massa véi!! abração

    ResponderExcluir
  2. ehehehhe... Vlw Baianooo... tudo de bom brother!
    Obs: Da mídia nois é!!!!!!! auhuhauahua

    ResponderExcluir